Sábado de páscoa e previsão de tempo bom foram razões suficientes para nos levar para a estrada.
Santa Rosa de Lima, distante 100 km de Criciúma, foi o destino escolhido. O último trecho, entre Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, é um show de paisagens ao longo de 16 km de uma rodovia em ótimas condições e repleta de curvas.
Para ver o roteiro acesse o link ou clique na figura.


Moto pronta e abastecida, seguimos em direção norte para Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, São Ludgero e Braço do Norte. O trânsito estava um pouco carregado, principalmente nas áreas urbanas.
Entre Braço do Norte e Rio Fortuna foi ficando mais tranquilo, embora este trecho da rodovia não esteja tão bem conservado. É preciso tomar cuidado com buracos na pista. 
Estes são alguns registros desta parte do roteiro.





Um pouco antes de Rio Fortuna vale a pena dar uma parada na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, fundada em 1944. Fica no alto de uma colina e o acesso é fácil e pavimentado.
Uma cascata passa por baixo da gruta. Há trilhas, local para descansar e fazer um lanche (tem que levar) e banheiros (muito bem cuidados).

Vista da entrada de Rio Fortuna, desde o alto da colina.







Também antes de Rio Fortuna, observe o cuidado com esta fonte na beira da estrada.

Na entrada da  cidade de Rio Fortuna fizemos um breve descanso numa pracinha.

O trecho seguinte, com 16 km até nosso destino, é a melhor parte deste roteiro, seja pelas belas paisagem ou pelo prazer de ondular nas curvas.











Chegamos em Santa Rosa de Lima pouco antes do meio dia. Passamos pela cidade e 1 km depois termina a pavimentação. O trecho seguinte, de 23 km, leva até a cidade de Anitápolis e é de chão batido, às vezes com lama. De Anitápolis até a BR 282, em Rancho Queimado, são mais 35 km, todo pavimentado.
Para quem gosta de aventura, seguir adiante é uma boa pedida. Para nós foi o fim do caminho. 

Voltamos à cidade e estacionamos em frente ao Hotel e Restaurante Stüpp (servem almoço com comida caseira muito boa e preço justo). Nos surpreendemos com os cuidados relacionados à pandemia, tanto no restaurante quanto na rua (todos com máscara, álcool à disposição e outros), embora seja uma cidade muito pequena (população total em torno de 2000 hab).

Passeamos um pouco, fizemos alguns registros e retornamos.






Até breve em um outro roteiro.