Estivemos em Treze de Maio em 10 de março de 2013, ainda no início dos nosso roteiros de motocicleta. Mais de sete anos depois voltamos e aproveitamos para conhecer um pouco mais desta pequena e encantadora cidade. Veja o roteiro abaixo (esquerda) e detalhe do passeio por locais turísticos (direita).
 Vem com a gente!
 A previsão do tempo era de sol entre nuvens e temperaturas por volta de 25°C. E foi o que aconteceu. Por vezes uma nuvem mais escura aparecia, mas não choveu.
Uma rodovia em bom estado e com pouco movimento liga a BR 101 (entre Tubarão e Criciúma) até Treze de Maio. São cerca de 12 km.







 Nossa primeira parada foi no Distrito de São Gabriel, 7 km antes da cidade.




Mais um pouco e paramos em uma cachoeira nas margens da rodovia.


 Acreditamos que por ser domingo, a cidade estava mais calma e isto facilitou nosso passeio.
Passamos pelo centro ... 


 ... e fomos até a comunidade de Lage, onde tem o portal da cidade. O acesso que chega a este portal vem de Urussanga e Morro da Fumaça, mas não á pavimentado. Pavimentação só até o portal. 



 Retornamos para o centro da cidade...


 ... e paramos na praça central, junto a igreja matriz.










 Em seguida fomos visitar o Castelo Belvedere e a Gruta Nossa Senhora da Saúde,  seguindo por uma rua pavimentada e passando por um portal.

A cerca de 1km do centro deixamos a moto numa casa e subimos cerca de 700 m a pé até o Castelo. Esta opção foi em razão da subida ser muito íngreme e com pavimento de areia recém colocada.
Por segurança, fizemos este esforço, mas o que encontramos valeu a pena.













Após descer, seguimos para a Gruta.



E outro desafio apareceu: subir 280 degraus até o alto da colina, onde está a igreja.



O esforço compensa!



Algumas paisagem pelo caminho.



Até breve.