Sábado, 30 de março de 2013, em meio a um feriado prolongado, subir a Serra do Rio do Rastro, no município de Lauro Müller (SC), foi um excelente programa. 
Na maior parte do caminho o tempo esteve bom, apenas com algumas nuvens. Mas não foi o que encontramos em parte da subida íngreme da estrada do Rio do Rastro. 


A partir de certa altitude, a neblina cobria densa e generosamente as escarpas e reduzia a visibilidade. Por vezes, a neblina pareceu mais com chuva, em razão da alta concentração de gotículas em suspensão. Em certo momento, a chuva também se fez presente (pingos na viseira)Ambas reduziram muito a visibilidade e o jeito foi abrir a viseira e sentir a brisa molhada e gelada no rosto.

Esta era a visão que tínhamos da estrada ...

 ... e esta foi a paisagem em boa parte do caminho, tanto na subida, ...

... quanto na descida,

Uma parada no mirante no alto da serra, a 1420 m de altitude.

Tivemos companhia. Nossos três filhos, a Talita com o namorado Luan, o Pedro Augusto e a namorada Camila e o Pedro Henrique nos acompanharam de carro. 

Não éramos apenas nós de motocicleta. 
Parece que o dia foi de pegar a estrada, tamanha era a concentração de motociclistas. De tempo em tempo um grupo cruzava a estrada, vindos de todos os lugares, do Rio de Janeiro a Argentina. 
Viajantes de todos os estilos e idades, sozinhos ou acompanhados, solitários ou em pequenos e grandes grupos. 
Acredito que neste 30 de março tivemos uma das maiores concentrações de motociclistas por quilômetro numa mesma rodovia.

A variação do clima só fez emoldurar ainda mais esta bela paisagem. Vale a pena visitá-la. E de motocicleta, o sentimento é de se fazer parte da própria paisagem. 

Foi de parceiros de estrada a sugestão para almoçarmos em Bom Jardim da Serra (SC), no restaurante Sassá (após o primeiro posto para quem está indo em direção a São Joaquim). É simples, mas o churrasco é ótimo.

Depois, uma breve visita a praça da matriz em Bom Jardim, ...

... e uma parada na cascata.

Na próxima publicação estarão mais alguns cartões postais deste roteiro.


Mais sobre Lauro Müller em http://www.lauromuller.sc.gov.br/turismo/.